quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vegetarianismo Ético

É muito comum que o meu niilismo me faça indiferente ao sofrimento alheio.Talvez não seja egoísmo da minha parte. Eu mesmo não me preocupo com os sofrimentos que posso possuir. Pensando bem, talvez eu simplesmente tenha dificuldade de sofrer. Não é possível ser indiferente ao sofrimento, provavelmente eu só tenha dificuldade de sofrer por ser indiferente. Isso, entretanto, não faz com que eu não faça o melhor pelas pessoas que vivem ao meu redor. Me parece que possuo, sim, uma ideia do que seja "melhor" para mim e alguma empatia. No fim das contas, eu sei que o "melhor" não existe. A ilusão não se limita à religião. O naturalismo é escravo dela também. Sou vegetariano há 4 anos e nunca constrangi ninguém a ele. Na verdade, nunca pedi para alguém se tornar vegetariano. Também não acho que o fato de eu não comer carne irá fazer o mundo mudar. Animais não deixarão de morrer porque eu não como carne. O que costumo ver por aí é uma cultura da culpa. Como uma pessoa pode achar errado comer carne animal? Ela "deveria" ver erro é em matá-lo para comer. Se um dia eu e minha esposa nos perdêssemos no deserto e eu morresse primeiro, não me sentiria ofendido se ela comesse o meu corpo para sobreviver. Eu já estaria morto mesmo. O motivo de alguém não comer carne deve ser minimizar o sofrimento, mas o vegetarianismo particular pode não garantir isso. Os açougues da minha cidade não irão falir por este motivo. Muitas pessoas encontram seu sustento na exploração de animais. Algumas forma de exploração são toleradas pela nossa sociedade e outras não são. Falar sobre o vegetarianismo ético é complicado. Eu não acredito que um ser humano seja mais importante do que qualquer outra espécie, entretanto, posso compreender que uma mãe opte por salvar o próprio filho em um incêndio onde só poderia optar por salvar uma criança. Todas as crianças não são iguais no fim das contas? Não teriam elas também mães apreensivas? Este egoísmo é natural, é uma questão de evolução, é sobrevivência  Dificilmente alguém se sente obrigado a dar moradia a um sem-teto antes de descobrir que ele é seu parente. Esta questão de sangue é muito esquisita. Por que ver com mais estranheza alguém que não fala com o irmão do que alguém que não fala com os vizinhos, mesmo quando o relacionamento poderia ser prejudicial? Conheço vários vegetarianos "éticos" mal educados, que desrespeitam as pessoas. Acho isso "bizarro". O que não é "bizarro"? Todas as leis são bizarras. Assim como é "bizarro" ver problemas em machucar animais e não se importar em machucá-los para comer.

A posição que as coisas possuem no quadro valorativa é simplesmente subjetiva. O fato de determinados objetos terem certas semelhanças não quer dizer que eles possuam valores iguais, desde que este não seja um dos critérios para o quadro valorativo. Qualquer tipo de moralidade é arbitrária. A alegação de que negros e brancos são iguais se desenvolve a partir do sentimento de empatia, o mesmo princípio pode se tornar válido para os animais. A tendência humana é dar valor àquilo no qual ela é capaz de se ver. Este é o motivo de cuidarmos de animais, quanto mais "humanos" eles parecerem melhor, e não nos preocuparmos em atropelar pedras

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário