sábado, 19 de janeiro de 2013

Paulo E A Cultura Da Culpa

Nunca encontrei nenhuma razão lógica para Paulo se achar o pior dos pecadores ou tentar imputar culpa a quem não a possui. Aliás, a cultura da culpa é totalmente irracional. Durante parte da minha vida eu procurava algo pelo que me culpar. Isso parecia-me um indicativo claro de humildade, mas não passava de pura paranoia religiosa. Eu acreditava que deveria me sentir mais pecador do que Paulo, mas pensava comigo mesmo que não possuía nenhuma razão para adotar esta ideia. Eu era simplesmente uma criança e nunca havia matado ninguém na minha vida, muito menos algum cristão. No cristianismo este tipo de auto-justificação é abominável. Quando eu pensei que eu era o principal pecador, foi a primeira vez que eu questionei Paulo. Nós dois não poderíamos estar certos ao mesmo tempo. Paulo era um neurótico.

O mesmo se aplica a Jesus que, ao afirmar ser menor do que o Seu Pai, se diz inferior, mesmo sendo supostamente igual a Deus.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário