quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sobre O Livre-Arbítrio E A Capacidade De Fazer "Males"

Eu, assim como a maioria das pessoas, me vejo incapaz de, sem razão aparente, arrancar o meu próprio braço e comê-lo. Ninguém, entretanto, acredita que o fato de alguém não ser capaz de ter relações sexuais com mortos, se jogar no fogo, comer fezes, beber urina, ou fazer muitas coisas que somos incapazes de fazer, seja uma agressão à nossa liberdade. Eu, por exemplo, não teria coragem de, sem razão alguma, amputar os meus próprios pés. Se Deus não está agredindo a minha liberdade para fazer escolhas e, mesmo assim, limita a minha capacidade de optar por profanar o meu próprio corpo, o "templo do Espírito Santo", isso pode valer para as demais coisas também. Se nós tivéssemos apenas desejos bons, como seria o caso de Deus, poderíamos usar a nossa liberdade para atender sempre a algum deles. Seríamos livres e bons, sem nenhum tipo de maldade.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário