sábado, 20 de outubro de 2012

Falhas Dos Modelos Teológicos

Método Fundamentalista

O método teológico fundamentalista é extremamente equivocado dada a impossibilidade de harmonização de conceitos bíblicos. A Bíblia está repleta de conceitos contraditórios que sempre acabam sendo ignorados, mal interpretados, "metaforizados" e distorcidos.

Método Histórico-Crítico

O método histórico-crítico simplesmente condiciona a realidade à uma verdade aceita a priori como absoluta. Muitas das "verdades absolutas" podem não serem contestadas por nossa sociedade, mas certamente são, ou seriam, contestadas por outras sociedades locais e temporais. Não há uma evidência sobre a veracidade de uma proposição, há simplesmente estímulos comportamentais. Se o homem "bárbaro" achava certo espancar em nome de Deus, o civilizado não achará e nenhum terá mais do que o seu querer para apresentar como argumentação.

Modelo Teológico Cristocêntrico

Jesus acreditava em Adão e Eva, na Arca de Noé, na destruição de Sodoma e Gomorra e em Jonas e a baleia. Foi surpreendido pela fé do centurião, não sabia o motivo do "abandono" divino ou se o Pai poderia livrá-Lo do amargo cálice. Ao mesmo tempo que ensinava a tolerância condenava pessoas, simplesmente por não acreditarem n"Ele, nem na Sua missão. Apresentou uma escatologia extremamente frágil aceita apenas parcialmente por alguns teólogos mais sofisticados. Tais teólogos abrem mão de muitos elementos da escatologia de Jesus, mas não da eternidade, nem da felicidade e em muitos casos, da divindade de Jesus. Jesus não pode ser a chave hermenêutica.

Minha Teologia da Negação

Nego saber se Deus existe, se Jesus é Deus, se a Bíblia é inspirada por Ele. Se Deus punirá ou conferirá a eternidade. Tudo o que me proponho a fazer é seguir a minha religião, até onde ela não me incomode pelo menos. Sou cristão não porque creio no cristianismo como a verdade absoluta, mas porque gosto dele. Nenhum modelo teológico é capaz de superar o relativismo. A teologia e o conhecimento me decepcionaram. Tudo o que me resta é a arte. Ela me consola, apesar de não me prometer nada. Me bastam a boa música, uma família feliz e alguém pra amar. E as duas primeiras eu já tenho.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário