domingo, 7 de outubro de 2012

Paradoxo Do Milagre, Bereanos e Romanos 1

O apóstolo Paulo é incoerente ao dizer que os bereanos eram "mais nobres" que os cretenses ao se questionarem sobre a veracidade do cristianismo antes de adotá-lo e depois levantar críticas a quem não o adote. Quer dizer que os bereanos só eram virtuosos porque concordaram com ele no fim das contas? É algo sem sentido, assim como também é sem sentido acreditar que o ateísmo, ou simplesmente a não aceitação do cristianismo como religião, é uma forma de ingratidão para com Deus e seus mensageiros ou que podemos conhecer o verdadeiro Deus somente olhando para a natureza (Rm 1). Diante disso, acreditar que determinada ocorrência desagradável só se deu como uma forma de punição divina só oferece algo a quem já acredita no partidarismo, pois todos estamos sujeitos a coisas desagradáveis. O problema seria, portanto, a impossibilidade de interpretar essas ocorrências. Paulo não deveria interpretar o mundo a partir de sua perspectiva exclusivista influenciada pelo Deus nacionalista do judaísmo. Isto faria dele uma pessoa muito mais tolerante neste aspecto e o faria muito mais interessado nos reais motivos de algumas pessoas não adotarem a sua religião. A crítica feita ao comportamento imoral dos cretenses, entretanto, aceito como válida, mas não ouso ir além disso. Eu não acredito no Deus cristão por causa do céu azul ou das estrelas.

Partidaristas são intolerantes, arrogantes e hereges! A questão não é se é logicamente possível que apenas uma religião seja verdadeira, se é arrogância dizer que a sua religião é a única verdadeira quando isso é verdade ou que todas as religiões não possuem as mesmas convicções, mas que é equivocado dizer que a religião do outro é falsa quando não se sabe isso e também desvalorizar todo o sistema religioso por causa da inveracidade de alguns elementos. Um muçulmano pode possuir várias crenças equivocadas sobre Alá, assim como um cristão pode possuir muitas crenças equivocadas sobre Jesus.

Muitos cristãos inclusivos, porém, não vão muito além disso. Dizem que aceitam as religiões que possuem alguns pontos em comum com o cristianismo. Até aí nenhum problema. O erro deles está em tentar propor estes pontos em comum. Conheço alguns que aceitam todas as religiões enquanto monoteístas. Por acaso, o monoteísmo possui mais peso que o amor ao próximo? Que superficial e mesquinho da parte deles, não? Estes inclusivistas devem rever seus conceitos.

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