quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Amanda Todd


Alguns amigos meus costumam chamar suicidas de covardes. Dizem que o suicídio não passa de uma tentativa de se fugir dos problemas. Eu, entretanto, não acho que isto seja um critério suficiente para dizer que uma pessoa é covarde. Bem, se você se muda de um lugar violento para ir morar em um lugar mais seguro, você está fugindo de um problema também. Quer dizer que somente as pessoas "corajosas" optariam por continuar morando neste lugar, apesar de possuírem a oportunidade de se mudar? Se um casal pretende conseguir uma maior estabilidade financeira antes de trazer um filho ao mundo, estão sendo covarde por não o ter naquele momento? Nós damos uma boa educação aos nossos filhos porque temos medo de que eles não a tenham e queremos evitar os problemas que possam resultar disso. Todas as pessoas saudáveis possuem medo e evitam certas dificuldades a todo momento, mas não costumamos dizer que todos são covardes por causa disso. Quando alguém diz que uma pessoa é covarde está dizendo que ela possui um medo que não deveria ter, mas quem somos nós para determinarmos isso? Eu parei de censurar os meus cachorros. A gata que eu tenho aqui em casa costuma espancar os dois. Parece que há algum problema com eles quando eu penso que os cães não devem ter medo de gatos, mas isso não passa de um esteriótipo. Não posso dizer que eles são inferiores por causa disso. Um cachorro não deixa de ser um cachorro por ter medo de gatos. Um cachorro pode me ensinar mais sobre cachorros do que as pessoas que me dizem como os cachorros devem ser. Um homem pode apanhar de uma mulher, uma mulher pode ser maior que um homem ou ter a voz mais grave do que um. Uma rosa pode não ser tão bela quanto outra, um leão doente não precisa ser mais forte que uma lagartixa. Temos que tomar cuidado quando universalizamos determinados valores e ignoramos as exceções. Sempre existirão aqueles com maior e menos capacidade em qualquer sociedade.

Eu não gosto muito de falar sobre algumas questões porque a teologia, no meu ver, é capaz de ultrapassar o relativismo. Entretanto, se considerarmos a possibilidade da existência da eternidade e a ideia de um Deus tolerante e que leva em consideração as limitações humanas em Seus julgamentos, não vejo motivo para uma pessoa ser punida por ter se suicidado. Algumas pessoas "más" sofreram tanto neste mundo que eu acho que seria injusto que elas ainda fossem punidas na eternidade. Por outro lado, várias pessoas "boas" cometeram deslizes em suas vidas e seria equivocado achar que isso deveria ser ignorado também. Se Deus não esteve aqui para impedir o sofrimento, não deverá estar lá para prolongá-lo.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário