quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jesus Pecou?

É impossível saber se alguma pessoa pecou. É impossível até mesmo saber se eu sou um pecador. Para que eu saiba se eu sou pecador preciso primeiro conhecer duas possíveis realidades que somos incapazes de conhecer. Primeiramente, eu deveria saber se o pecado realmente existe e depois saber o que é ou o que não é pecado. Jesus é a base de muita teoria teológica por aí, entretanto, Ele praticou várias coisas que condenou. Se considerarmos este critério, teremos que dizer que sim. Não faz sentido, como muitos teólogos alegam, dizer que Jesus não era obrigado a fazer o que ensinava os seus seguidores a fazer. Digo isso, porque Ele se apresentava como um modelo a ser seguido. Como Ele mesmo diz:

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:43-48)

Ele, porém, acaba se contradizendo mais tarde:

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:27-29)

Jesus, como propõe o texto acima, não tinha o interesse de revelar Deus a todos. O motivo é que Ele não desejava, em algum sentido, a salvação de todas as pessoas, mas ao mesmo tempo ensinava que devemos amar o próximo e desejar o bem dele. O motivo dele tentar impedir a salvação de alguns de seus contemporâneos era apenas cumprir uma "profecia" boba (Salmo 78:2 não é uma profecia) que dizia que muitos ouviriam, mas não entenderiam a mensagem divina. Sim. É algo extremamente superficial e revela um Deus tão caprichoso quanto uma criança.

A pessoa de Jesus, dadas as Suas contradições, não é eficiente para nos dizer certamente o que é correto ou errado fazer. Jesus se preocupa com o samaritano que perece no meio do caminho, mas impede-o de fazer outra coisa que não seja perecer eternamente no fogo do inferno. A hamartiologia cristã é, portanto, uma utopia.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário