sábado, 1 de dezembro de 2012

Sobre Jesus Dizer Aquilo Que Apenas Deus Poderia Fazer

A teologia cristã alega que Deus possui basicamente dois tipos de qualidades. A primeira se refere aos atributos incomunicáveis, ou seja, que somente Deus pode possuir. Como podemos encontrar na Wikipedia: Diz-se incomunicável, pois refere-se a um atributo constituinte da natureza mesma de Deus, diferente dos chamados "atributos comunicáveis", tais como amor, sabedoria, santidade, os quais podem ser comunicados e compartilhados pelas suas criaturas. Esta dicotomia, entretanto, é simplesmente especulativa. Segundo muitos apologistas, nós podemos inferir, de forma incontestável, a divindade de Jesus através do que Ele disse sobre si mesmo. Jesus, segundo eles, alegou poder fazer coisas que somente Deus poderia fazer. Bem, como é que podemos saber que somente Deus poderia fazer certas coisas? Esta é uma alegação que envolve muito a subjetividade e é extremamente especulativa. Quem é que nos garante que não possa existir algum outro ser, não divino, que possua certas semelhanças com a divindade? Segundo este site é possível saber, se baseando em algumas afirmações de Jesus, que Ele é Deus. O texto começa dizendo: "As seguintes citações das Escrituras, direcionadas a Jesus, só são logicamente explicadas à base de sua divindade."

Eternidade

"E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João 17:5

Me parece que Jesus não está necessariamente dizendo que é eterno, apenas que Sua glória é anterior à "criação" do mundo. Várias interpretações são possíveis. Poderia se tratar de um anjo encarnado ou algum outro ser, talvez até mesmo igualmente eterno. Se podemos imaginar um universo eterno e, nem por isso, ele chega a ser uma divindade, também é possível imaginar um Ser eterno que não seja Deus ou tão "nobre" e grandioso quanto Ele.

Se Jesus é Deus, Ele não pode morrer. Sabemos, entretanto, que Ele morreu. Morreu apenas a Sua natureza humana? Bem, Jesus morreu e se apresentou como alguém que estava totalmente dependente da intervenção de Seu Pai e da ressurreição para voltar a viver. Jesus, Paulo e Pedro discursam sobre a ressurreição apresentando-o como uma figura passiva neste processo. Ele não ressuscita a si mesmo, nem é capaz de fazer isso. Nem mesmo se propõe a teoria de que o corpo de Jesus é ressuscitado por Sua outra natureza:

"E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados." 1 Coríntios 15:14-17

Paulo não fala sobre um Jesus que se ressuscitou ou coisa do tipo. A ressurreição é um ato miraculoso exclusivo do Pai. Alguém pode dizer que a natureza divina de Jesus poderia ressuscitar a Sua natureza humana, mas optou por colocá-la na total dependência de Seu Pai. Entretanto, se esta postura por parte da natureza divina do Filho de Deus resulta da legalista doutrina expiatória-substitutiva, isso significaria que ela também não é onipotente, pois dependeria da vontade do Pai.

"Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” (João 2.19). Este texto, talvez seja o único que aparentemente contradiz o que eu digo.

"Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6:38

Pelo que parece, Jesus achava que a Sua opinião era menos importante do que a de Seu Pai. Ele não propõe uma teologia da dupla natureza. Sempre Ele estava alegando que desejava fazer a vontade de Seu Pai e não de Sua natureza divina. Talvez Jesus esteja dizendo que o profeta é um representante de Deus. Que este é o meio que Ele escolheu para se comunicar com o Ser humano.

Onipresença

Há algum texto bíblico que pode ser utilizado para dizer que os anjos são onipresentes? Vou pesquisar depois. Estou com preguiça agora. É possível, por outro lado, imaginar a existência de algum ser que seja onipresente, mas que, mesmo assim, não seja Deus.

Onisciência

Jesus, claramente, não apresentou-se como um Ser onisciente. Muitos teólogos alegam que os demônios não são capazes de ler pensamentos, mas isso não pode ser confirmado. Como poderíamos saber disso? Isto me parece mais um uma tentativa de querer propor, mesmo que inconscientemente, a superioridade divina. Uma pessoa, entretanto, não pode ser considerada onisciência simplesmente porque sabe de coisas que não teria como saber. Jesus, apesar de prever muitas coisas, não sabia a data de Seu retorno, foi ver se havia frutos na figueira, se surpreendeu com a fé do centurião e com a incredulidade de alguns. Pode-se dizer que o único motivo que temos para não acreditar que os anjos sejam oniscientes é a negação de Jesus, em Sua escatologia, de que os anjos saibam a data do fim dos tempos, mas é algo também profundamente especulativo.

Onipotência e Soberania

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." Mateus 28:18

Se Deus é mais poderoso que os demônios, eles não podem ser onipotentes. Jesus, entretanto, não tomou para si este atributo. Por que uma das Suas naturezas, a humana, não era onipotente? Especulação, aparentemente feita apenas pelos cristãos, não por Jesus.

Segundo Mateus 28:18 e João 17:2;3, toda a autoridade, inclusive sobre a humanidade, é dada a Ele pelo Pai, não por Sua natureza divina. Jesus sequer fala sobre esta suposta "natureza divina"

Salvação

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5:24 (Veja João 10:27, 28; 11:25)

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." João 3:36

Ele acaba se contradizendo em Marcos 10: 37;40:

"E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado."

Ao contrário daquela ideia, posterior, de que Ele iria ao céu preparar as moradas de Seus discípulos, aqui Jesus não é Quem reserva os tronos, mas sim, pelo que parece, o Seu Pai.

Somente Deus pode salvar ou perdoar pecados? Os cristãos provavelmente diriam que sim. Temos alguma razão para achar isso? Além de textos bíblicos ou da crença popular dos judeus na época de Jesus? Não poderia haver realmente nenhuma exceção?

A alegação de que somente Deus pode ser adorado também é bastante questionável.

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." João 9:5

Em certo sentido pode-se dizer que Jesus não é mais a luz do mundo. Alguém pode dizer que Ele ainda está aqui, mesmo que imaterialmente, como havia prometido para os seus discípulos, mas com esta frase parece que Jesus está se referindo ao Seu ministério terrestre, do contrário, a conjunção "enquanto" não faria sentido.

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