quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sobre A Crença Em Deus Ser Uma Escolha

Acreditar em Deus não é uma escolha assim como acreditar no Papai Noel ou na minha mãe não é uma escolha. A razão não pode me dar garantia de que a realidade é esta que eu percebo com os meus olhos, mas meu cérebro é programado para acreditar nela. Não é algo que eu consigo escolher. Não posso dizer para mim mesmo que a existência das demais pessoas não passa simplesmente de uma ilusão da minha cabeça, se é que eu realmente possuo uma cabeça. Isto, entretanto, não quer dizer que eu esteja fadado a morrer com a mesma opinião, nem que não possa deixar de crer em Deus algum dia. Nossas opiniões sofrem mudanças, mas não podem ultrapassar certas barreiras. Não importa o que você faça, eu não irei conseguir acreditar que você possui um unicórnio de estimação, que há um monstro embaixo da sua cama, nem que eu sou um androide projetado para viver com a convicção de que é um ser humano. É desonesto da minha parte comparar a existência de Deus a de seres mitológicos? Bem, isso quer dizer que você não consegue acreditar na existência deles e por isso os considera mitológicos. Ilógicos, pelo menos, eles não são. A questão é que existem fatores anteriores que determinam a nossa crença ou a nossa descrença.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário