sábado, 1 de dezembro de 2012

Frases Soltas


"Nosso desafio não é o de criar cristãos, mas de criar pessoas honestas, humanas, solidárias, compassivas, respeitosas da natureza dos outros. Se conseguirmos isso é o sonho de Jesus realizado." Leonardo Boff, filósofo, teólogo e escritor.

"O eterno nem sempre é o melhor. Pode ser simplesmente aquilo que, mesmo com o passar do tempo, não foram, nem serão capazes de resolver."

"Não seja muito agressivo na sua evangelização. Algumas pessoas não precisam acreditar no amor de Deus para se sentirem amadas."

"Se todas as crianças que morrem irão para o céu, eu não entendo um Deus que as deixe crescer antes de morrer, nem que não veja o aborto ou o 'assassinato' de uma criança como um ato sábio ou repleto de misericórdia."

"Eu já fui solipsista na minha infância, ou seja, eu acreditava que eu era a única coisa que realmente existia, que as outras pessoas e o universo em geral só existiam na minha imaginação, e que se eu deixasse de os imaginar estes também deixariam de existir. Nunca fui capaz de provar qualquer coisa a este respeito. Simplesmente desisti, optado por viver neste grande Matrix."

"Não é possível saber se Deus realmente é bom. Achar que Ele pode criar um novo mundo, nos garantir a imortalidade e conferir a felicidade é uma coisa, achar que estas coisas não são apenas agradáveis, mas também são boas, já é outra coisa."

"Se não existem coisas como 'bom' e 'justo', isso significa que Deus não pode estabelecer certos atos como morais e imorais. Uma coisa pode ser boa e má ao mesmo tempo? Se o bem e o mal são simplesmente representações subjetivas, em algum sentido, é possível. Uma maçã pode ser uma 'boa' fruta para João e ser uma 'má' fruta para Maria. Considerando a fruta, entretanto, ela não pode ser, no mesmo sentido, 'boa' e 'má' para João. Ele há de achar ou uma coisa ou outra."

"Querer provar a veracidade de um religião é algo extremamente utópico. Enquanto nós matamos e morremos por causa da 'verdadeira religião', o mundo pode estar repleto de divindades, ou seres sobrenaturais, brincando com as nossas percepções."

"Me convenci de que aquilo tudo era absurdo e, como resultado, passei a acreditar no absurdo."

"Se é possível ser cristão sem rejeitar o homossexualismo? Sim. Assim como é possível ser cristão sem rejeitar as tranças, as jóias, o dízimo (uma ordenança veterotestamentária). Assim como é possível ser cristão e não acreditar que Jesus já tenha voltado, como pregava a escatologia imediatista da Igreja Primitiva, assim como é possível ser cristão e comer sangue ou como é possível ser cristão e não acreditar no dilúvio."

"Eu não consigo imaginar um céu sem peitos porque não consigo me imaginar sem gostar se peitos."

"Eu não trabalho com a ideia de certo e errado. Simplesmente tenho em mente a ideia de contratos sociais. Qualquer teoria que se proponha a falar sobre a moralidade divina é falha."

"Não é porque alguma pessoa, assim como você, acredite, mesmo que inconscientemente, em valores morais objetivos que eles existem. Assim como não pode se dizer que Alá exista, simplesmente, porque duas pessoas, que dialogam, acreditam nele."

"Não peça para que eu olhe para o lado bom das coisas. Não existe lado bom. Diga para que eu faça de conta que há um lado bom."

"Aqueles que acreditam que a idolatria é pecado e que Jesus possuía duas naturezas, deveriam tomar cuidado para não adorarem, por engano, a natureza humana de Jesus."

"A maior fragilidade da teologia cristocêntrica consiste na impossibilidade de se saber em qual nível se dá a relação entre a natureza humana e a natureza divina de Jesus."

"Você mais me machucou com palavras do que alguém poderia me machucar com uma surra."

"Segundo Jesus, a pior forma de tentar ajudar um pobre é dizendo que ele deve se tornar rico."

"Em certo sentido eu sou amoral. Para mim, a honestidade não é uma coisa boa, nem uma coisa má. É só algo que me cativa. Assim como me cativam as rosas."

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário