sábado, 15 de dezembro de 2012

Sobre Não Reduzir O Seu Tempo De Vida

Me lembro de uma amigo que argumentou que o homicídio é imoral porque uma pessoa está negando ajuda à outra ao deixar de existir. Segundo a logica dele, pode-se dizer que existe um tempo certo para existir. Eu acho isso um equívoco. Se não existe um "tempo certo" para outras coisas do nosso cotidiano não acho que a vida deveria ter. Há, na verdade, uma estranheza causada pela nossa realidade. Pode ser absurdo ver alguma pessoa morrendo com 30 ou 40 anos hoje em dia, mas no passado, onde a vida humana era muito mais curta, isso não pareceria. Se daqui há alguns séculos as pessoas possuírem uma longevidade superior à nossa parecerá absurda, para eles, a nossa miserável existência. O princípio de que diminuir o seu tempo de vida é algo imoral possui lá suas implicações. Quantos dos nossos hábitos não cooperam para este quadro? Fumo, má alimentação, sedentarismo, humor, exposição ao sol, etc. Acho que uma lista honesta acabaria por ser extremamente extensa. Não devo ignorar ainda que me parece absurdo pedir para quem está pendurado em um abismo que me empreste um lápis para anotar um telefone.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário