terça-feira, 3 de setembro de 2013

Várias Vaidades De Vaidades

Alguns religiosos adoram dizer que todo erro moral, por menor que ele pareça, exige uma punição eterna, mas sempre criticam as autoridades quando alguém fica na cadeia por mais tempo do que deveria. Não cogitam a possibilidade de alguém pegar prisão perpétua por roubar uma galinha. Para eles seria injusto. De acordo com o raciocínio, se levado honestamente, concluiremos que a injustiça está em não fazer o mesmo com todos os roubadores de galinha e não apenas com ele.

Geralmente é mais fácil dialogar com um religioso sobre questões científicas e históricas do que metafísicas. Se eu quero falar sobre a evolução, basta apresentar as evidências. O sucesso, entretanto, não é o mesmo quando tenta-se demonstrar que Deus não irá vir no fim do século para salvar a humanidade. Ter maior dificuldade pare refutar superstições científicas do que metafísicas não quer dizer, entretanto, que estas possuem maior "viabilidade". Apenas que não podem ser demonstradas como falsas. Considerando que várias perspectivas podem ser feitas, sobre algo que estaria além dos nossos olhos, e que esta seria apenas mais uma hipótese, que a mesma é matemáticamente improvável, pois está em pé de igualdade com cada uma destas infinitas possibilidades.

Os cristãos conservadores condenam o corpo e a sua sensualidade, mas não me lembro de algum que tenha feito cirurgias para ficar menos atraente. Certamente, já que a minoria das pessoas é realmente atraente, o número de cirurgias não seria tão grande assim, mas poderíamos ver, pelo menos, mulheres saindo de casa sem escovar os dentes, lavar o rosto ou deixar o cabelo sem pentear, simplesmente para não dispertarem cobiça nos homens que andam pelas ruas. "É pecado desejar ser tão atraente quanto a Maria Sharapova, mas não é pecado ser Maria Sharapova, mesmo que a Maria Sharapova tenha ciência de que ela é a Maria Sharapova". Bem, isso não faz o menor sentido! Se a nudez da Hebe não desperta maior desejo do que o corpo vestido de Scarlett Johansson, tanto Scarlett Johansson quanto o corpo de Scarlett Johansson  deveriam ser condenados.

A existência do inferno não é uma necessidade lógica, epistemológica, fenomenológica ou ontológica. Portanto, da próxima vez que algum crente disser que uma pessoa foi para o inferno, mas que Deus não queria isso, grite: "mentira!" C. S. Lewis falava do inferno trancado por dentro. Bem. Foi Deus quem criou o inferno que se tranca por dentro.

"Existir" não é "estar no tempo", pois o próprio tempo existe, mas não está em si mesmo.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário