sexta-feira, 8 de março de 2013

Universos Paralelos, Divindades E Ser Maximamente Grande

Se realmente existem, como pensam vários físicos, infinitos universos paralelos, eu penso que não é bobagem acreditar na existência de unicórnios, cavalos alados, lobisomens, etc. Estes poderiam existir até mesmo em nosso universo. Talvez em fadas, duendes ou até mesmo em divindades como as gregas. É razoável pensar que seja possível encontrar várias formas de Zeus em alguns destes universos paralelos. Alguém pode dizer que os universos paralelos se resumem a possibilidades naturais, mas isso parece-me um equívoco. Por que deveriam se resumir a isso? É compreensível que alguém negue o sobrenatural em nosso universo ao alegar que não há evidências de eventos sobrenaturais, não sei dizer o que seriam estes "eventos sobrenaturais", mas não podemos negá-los em outros universos, pois não estamos neles para confirmar. Além disso, talvez exista a possibilidade de, que apesar das leis existentes serem as mesmas, que existam elementos bem exóticos em relação ao nosso universo. Talvez até existam alguns universos com um tipo de terra que seja capaz de trazer seres profundamente inteligentes e poderosos à existência, sem qualquer tipo de relação sexual e gestação. Estes seres espetaculares poderiam ter faculdades diferentes das nossas. Os universos paralelos, entretanto, não dizem nada sobre "o ser maximamente grande." De acordo com este critério, a existência de sacis, ou de formas de Zeus, é mais plausível do que o conceito cristão tradicional. Outro motivo para pensarmos isso é o fato de o paradoxo de Epicuro não ter o seu brilho comprometido por esta teoria científica. Isso parece fazer sentido para mim, embora eu possa estar totalmente equivocado, desde que as leis destes universos sejam bem diferentes das nossas e que o que entendemos por "sobrenatural" aqui possa ser apenas uma natureza com leis diferentes do universo em que vivemos. Será que estes supostos universos paralelos, com todos os padrões naturais possíveis, não poderiam conter até mesmo seres "mágicos", desde que eles sejam, de alguma forma, pensados de uma maneira diferente? Eles poderiam surgir fortuitamente em alguns destes universos e quem sabe algum dia poderemos ter contato com alguns deles.

Se Jesus, como homem, é crucificado em vários destes universos paralelos existentes, é possível que ele continue vivo após a crucificação em alguns deles, mesmo que isso pareça algo extremamente improvável. Posso imaginar um homem brincalhão, de algum universo paralelo, capaz de comunicar realidades dos universos paralelos existentes. Ele poderia, através de sua tecnologia, brincar com as nossas percepções e mandar o corpo morto de Jesus, após a crucificação, para outro universo e transferir o corpo vivo de outro Jesus para o nosso e que, apesar de nunca ter sido crucificado, acredita tê-lo sido por sofrer de esquizofrenia. Não haveria uma ressurreição de fato, apenas uma troca de realidades de universos. Se o Elvis fosse trazido de algum universo em que ele ainda esteja vivo, provavelmente acreditaríamos que ele não houvesse morrido ou tivesse ressuscitado. Eu não preciso provar a existência de universos paralelos para reconhecer esta possibilidade, pois ela é logicamente possível. O que eu devo fazer é simplesmente ser agnóstico em relação à ela, assim como ocorre com a afirmação miraculosa. Ausência de evidência não é necessariamente evidência de ausência.

Se há um universo paralelo em que eu tenha tecnologia suficiente para saber o que eu penso em outros universos e para comunicar as realidades entre eles, eu deveria "rezar" para mim mesmo, pois dificilmente eu me ignoraria.

Se eu tivesse uma nave capaz de voar em uma velocidade próxima à velocidade da luz, eu iria sair dela apenas depois de haver passado muito tempo nesta realidade, tempo suficiente para a humanidade criar a fórmula da imortalidade. Se eu avançar muito no tempo, entretanto, corro o risco de morrer. De que adianta voltar em 7 bilhões de anos, se a Terra não estará mais aqui me esperando? É pedir para morrer. Qual é o benefício de se viver vários milênios se eles parecem minutos?

Um mundo onde há Deus e pessoas que fazem a Sua vontade é supostamente melhor do que um mundo onde há Deus e pessoas que não fazem a Sua vontade. Sendo assim, o primeiro conjunto é maior do que o primeiro, que envolve Deus. O panenteísmo, portanto, não é uma explicação totalmente eficiente neste caso. Se o universo é o corpo de Deus e Ele não faz milagres, o universo está destinado à morte. A única saída é que, sem qualquer tipo de causa, ele torne-se eterno.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário