domingo, 31 de março de 2013

Sobre Jesus E Porque Ele Não Me Impressiona

Muitas pessoas podem dizer que Jesus não concordaria com os pregadores cristãos chatos de hoje em dia que adoram impor suas crenças aos outros, mas ele possui grande culpa nisso. Sua mensagem exclusivista permitiu e influenciou estes bitolados que tanto nos irritam. Por que gastar tempo orando quando se pode gastá-lo lendo, estudando, ouvindo música ou pintando?

Jesus não ensinou nada de extraordinário, apenas coisas capazes de nos comover. Como diz Anthony Kenny em História Concisa da Filosofia, embora Jesus tenha no sermão da montanha ensinado que não devemos pagar o mal com o mal, Sócrates fez o mesmo  na República. Falou que não devemos fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que nos fizessem, mas esta mesma frase foi dita muito anteriormente por Confúcio. Disse que devíamos amar os nossos semelhantes como amamos a nós mesmos, mas estava a citar o Levítico hebraico, escrito muitos séculos antes disso. Ensinou que devemos evitar os pensamentos e desejos que podem levar-nos a praticar o mal, mas nos ensinos aristotélicos a virtude tanto diz respeito à paixão quanto à ação, e o homem que verdadeiramente a possui é não apenas casto, mas também comedido. Defendeu que deve-se desprezar os prazeres e honras deste mundo, mas os epicuristas e os estóicos já defendiam isso de modos diferentes.

Como ensinava a Bíblia hebraica, ele cria em um Deus Bom e criador do céu e da terra, que Israel era o povo eleito de Deus e que havia tido o privilégio de receber a Lei divina através de Moisés. Da mesma forma que Heráclito e outros pensadores gregos e helenísticos, Jesus previu um juízo divino sobre o mundo e que isso ocorreria por meio de catástrofes à escala cósmica. O que o diferenciava era a crença em um fim iminente e localizado, no qual ele próprio desempenharia um papel importantíssimo, pois era o Messias, aquele que haveria de libertar Israel. Seus discípulos, após a sua morte, tiveram que lidar com algo que os estóicos não precisaram lidar, pois estes tinham relegado este fim do drama cósmico para um futuro indefinido e distante.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário