domingo, 24 de março de 2013

Paulo, Carne E Vegetarianismo Ético

Se, como ensina o apóstolo Paulo, eu disse SE, é melhor não comer carne caso isso escandalize o próximo, não deveríamos comê-la. Alguém pode dizer que o contexto do conselho paulino se refere às carnes sacrificadas a ídolos, mas o comer carne causa escândalo ainda hoje, mesmo que devido a outros motivos. Veganos e vegetarianos éticos ficam escandalizados com quem prega sobre o amor e, apesar disso, come carne animal. Por que aderir uma religião que fala sobre um Deus que ama os animais, mas os seus adeptos os desrespeitam?

Deve-se levar em consideração também que a ideia envolvendo o escandalizar sofreu grandes mudanças, pois naquela época geralmente se limitava a membros de suas igrejas locais e hoje a exposição da igreja é muito maior devido a globalização. Uma igreja na Rússia se escandaliza com uma igreja no Japão, que se escandaliza com uma igreja na Venezuela.

Eu, entretanto, não deixaria de fazer algo simplesmente para não escandalizar as pessoas. Isso não seria egoísmo da minha parte, pois a sociedade ganha um certo crescimento vendo posturas inclusivas e conhecendo mentes abertas e revolucionárias. Esta postura seria, no mínimo, uma semente para a posteridade.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário