sábado, 9 de fevereiro de 2013

Niilismo E Amor Ao Próximo

O meu niilismo fez-me, aparentemente, tornar-me indiferente a tudo. Parecia-me que no fundo não importava o que acontecesse comigo. Qual é o problema de um final infeliz se a infelicidade é apenas mais um sentimento? Esta felicidade humana não torna o universo melhor, o torna mais agradável para o homem. Quando se percebe isso a infelicidade se torna impossível. Notei, entretanto, que, embora a minha própria felicidade não significasse "nada", a felicidade das pessoas que amo me interessava muito. Mesmo assim, não nego haver "egoísmos" na minha empatia. A felicidade das pessoas me importa porque eu somente seria capaz de ser feliz com a felicidade delas. Pode-se dizer que a única coisa que me interessa nelas é a minha própria felicidade. É a mesma felicidade de uma criança que se relaciona com uma boneca. O fato de eu me esforçar para faze-las felizes não quer dizer que eu não as esteja usando para ser feliz.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário