quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Agnosticismo, Religiosidade E Atributos Divinos

Eu não costumo me despedir de alguma pessoa dizendo para que ela vá com Deus. Eu sou um agnóstico, não posso fazer isso. Deus é só uma hipótese. Para ser sincero, tenho me tornado cada vez mais irreligioso. Me entregar a este tipo de prática seria o mesmo que pedir para que alguém mandasse algum presente pesados a um marciano, sem considerar a possibilidade de não haver marciano algum e só estar dando mais trabalho ao viajante. Muito menos poderia dizer que Deus ama esta pessoa. Não é errado dizer para uma criança que o pai que ela não conhece o ama muito, embora eu não faça a menor ideia de como realmente seja o pai dela ou se ele ainda está vivo? O máximo que eu posso fazer é dizer "bem, eu tenho uma grande vontade de que exista um Deus bondoso e onipotente. Não sei se realmente há algo assim, mas seria muito bom que Ele te acompanhasse."

Muitos dos supostos atributos de Deus se baseiam apenas em alegações. Eu posso saber que uma cadeira é azul olhando para ela, posso saber que o fogo é quente tentando tocá-lo, posso perceber que o sorvete é doce ao saboreá-lo, mas quando se referem aos atributos divinos, especialmente alguns tidos arbitrariamente como incomunicáveis, tudo o que eu tenho são só palavras. Eu posso comparar isso como alguém que me diga que a cadeira é azul, mas não me permitiu olha-la. Na verdade, quem me falou sobre a cadeira também não chegou a vê-la e este já é um motivo para eu duvidar. Pelo menos, eu tive a oportunidade de ter visto várias outras cadeiras desta cor. Acreditar em Deus é uma questão de fé, mas acreditar em alguns de seus atributos também é.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário