domingo, 15 de abril de 2012

Você é Universalista?

Não. Alguém pode achar esta pergunta estranha uma vez que se sabe que eu sou adepto do imortalismo condicional, mas não é. Uma pessoa pode, por exemplo, ser aniquilacionista e universalista ao mesmo tempo. O aniquilacionismo prega que os maus, se não se converterem serão aniquilados e o universalismo diz que todos serão salvos da perdição. Não há necessariamente uma contradição entre estas duas afirmações já que todo o grupo poderia se arrepender e ser salvo da aniquilação. Poderíamos chamar esta visão de universalismo-aniquilacionismo ou de aniquilacionismo teórico.

Eu porém, não gosto de ser chamado de aniquilacionista e creio sim que haverão perdidos. A escatologia de Jesus não simplesmente era um aviso para os perdidos, pedindo para se arrependerem, mas também uma previsão de um futuro onde nem todos se salvariam. Eu não sou universalista no sentido de que creio que todos serão salvos, apenas no sentido de que desejo (e creio que Deus também deseja) a salvação de todos. Eu acho muito difícil defender o universalismo em questão, mas gostaria muito que ele fosse verdadeiro. Todo cristão que ama a humanidade (chego a ser redundante) deve desejar que o universalismo fosse verdadeiro, mas com certeza ninguém deseja mais isso do que o próprio Deus.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário