sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Razão Do Mártir

Os cristãos, geralmente, dizem que é errado mentir e que o diabo, assim como Jesus ensinou, é o pai da mentira. Esta não é a questão. A questão que pretendo desenvolver é a seguinte. Qualquer mentira é pecaminosa? Mentir significa passar uma informação como verdadeira quando se sabe que ela não é ou pode não ser verdadeira. Pode ser também o oposto. Passar uma informação como falsa quando se sabe que ela é ou pode ser verdadeira. A mentira não é necessariamente uma afirmação falsa. Nem precisa ser necessariamente verbal. Simplesmente a omissão, assinalada com os olhos, com algum grunhido ou qualquer outra reação, pode ser interpretada como uma mentira, uma tentativa de tentar enganar o outro. Poderíamos incluir também aquelas mentiras que falamos para nós mesmos diante do espelho sempre que acordamos. Não faria, muitas vezes, pelo menos o último tipo de mentira necessária à sobrevivência humana? Se um cara chega até a mim e fala "me mandaram matar o Edson, um cara com um blog idiota... Você é ele?" e eu enganá-lo, estarei pecando? Se alguém disser que sim, como a minha irmã fez quando a questionei, não deve esquecer que qualquer tentativa de enganá-lo, mesmo que não seja verbal, também será pecaminosa desde que isto não seja feito conscientemente. Bem. Deus não é um intolerante. Se até mesmo as pessoas podem entender quando alguém mente para se defender por que Deus não poderia? Qual seria o propósito de levar a "preciosa verdade" tão a sério?

Uma vez resolvida esta primeira questão vejo logo levantar-se outra. Se levante diante dos meus olhos a razão de ser mártir. Eu nunca entendi muito bem isso...

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário