quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Existência do Mal


A existência do mal não é um problema para o homem desde que ele não sofra com isso. O motivo de a dor existir é motivar-nos a mudar o que está ou parece estar errado nas coisas. A dor, à primeira vista, possui razão de ser e esta razão é fazer um mundo melhor. Achar que só pode existir um sentido na dor se termos a capacidade de mudar tudo o que está "errado" é ter uma visão extremamente antropocêntrica e limitada. É tolice demais achar que não existe um motivo para não termos o poder de resolver todos os problemas. O sofrimento é inevitável e necessário. Se não fosse a dor que sinto no pé cortado meu cérebro não teria outra forma mais eficaz de me avisar sobre ele. Se alguns acontecimentos são muito dolorosos entendo que o meu cérebro só não me permite esquece-los porque quer evitar que eu os repita. É desagradável lembrar, mas é uma questão de sobrevivência. Não há cura para a dor. Há a necessidade de se aprender a viver com ela.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário