quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aniquilacionistas, O Inferno e O Mal no Mundo

Muitos aniquilacionistas costumam dizer que um Deus que lança as pessoas no inferno seria extremamente mal e que por isso não poderia ser, ao mesmo tempo, o Deus bondoso apresentado nos Evangelhos. Mas eles se esquecem o quanto muitas pessoas, sejam elas honestas ou não, sofrem neste mundo. Violência, torturas, estupros, etc. Deus já permitiu muitas atrocidades. O inferno seria apenas mais uma delas. A superioridade do inferno é que nele só os maus são punidos. No mundo em que vivemos os bons também se fodem. O inferno, neste sentido, é extremamente sofisticado.

Se Deus pode possuir motivações moralmente justificáveis, mesmo que desconhecidas, para a existência do mal por que Ele não poderia também possuir para atormentá-las eternamente? Toda a nossa visão teológica acaba sendo limitada à nossa subjetividade. Talvez, se fizéssemos parte de algum outro mundo, totalmente harmônico, pregaríamos que seria impensável a existência em algum canto do universo de um mundo onde crianças são molestadas. E nós, terráqueos, sabemos que este mundo realmente existe e que é o mais real. Se alguém me disser que não consegue conceber o inferno por estes motivos eu me sinto obrigado a pedir para esta pessoa caminhar comigo pelas ruas e depois a afirmar: "Não me diga que o inferno não é concebível. Muitos já vivem o inferno."

Meus motivos para não crer no inferno não têm nada a ver com os discursos de muitos aniquilacionistas... Deus é um Ser Absoluto e muitas vezes é impossível compreende-Lo.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário