sábado, 3 de novembro de 2012

Universo Milagres E Finitude

É tolice dizer que temos algum argumento eficiente para estarmos certos ou para não acreditarmos na existência de Deus. Ausência de evidência e o sofrimento no mundo são péssimos argumentos racionais no meu ver. Esqueceram de dizer para alguns niilistas que Deus pode ser niilista também.

Isso, entretanto, não quer dizer que não tenhamos motivos para acreditar que não haverá a vida eterna, neste universo pelo menos. Se as coisas se desenrolarem naturalmente, sem nenhuma forma de intervenção divina, isso é um fato. Nós não mais apelamos tanto para o intervencionalismo da providência extraordinária no nosso dia a dia. Se eu estiver descendo um perigoso morro em uma bicicleta, dificilmente irei pensar que algum Deus irá intervir nisso e pará-la com algum ato milagroso. Eu consigo até imaginá-lo dizendo "eu criei as leis da física. O resto é problema seu!". Nossa impotência nunca foi um motivo suficiente para Deus intervir e nos dar maiores conhecimentos científicos, mesmo antes de tantas mortes ocorrerem por causa de algumas doenças. Também lembro que eu não costumava voltar da escola dizendo "Não vou estudar para a prova de amanhã. Existe a possibilidade de Deus intervir miraculosamente e me dar grande conhecimento sobre a matéria", nem cogito a possibilidade de que a laranjeira que eu plantei pela manhã dê laranjas hoje à tarde. Se um assassino apontar uma arma para a minha cabeça, muito provavelmente, vou pedir para que Deus o faça se arrepender ou que traga policiais capazes para me proteger e não orar para que aconteça algum terremoto provocado por uma manada de mamutes que acabaram de ressuscitar. Os pastores "ressuscitam" os mortos da noite passada, mas não conseguem ressuscitar os que morreram há 30 anos. Meu avô seria uma ótima companhia para mim, se não fosse a falta de fé destes pastores...

É razoável crer, como muitos fazem, que Deus irá intervir no universo e torná-lo eterno. Mas também é razoável acreditar que poderemos viver sem corpos e sem ele, assim como Deus, e também é razoável acreditar que simplesmente morremos juntos com ele.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário