segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jesus, O Consolador, O Sofrimento E A Trindade

Como eu já disse, sou pós-trinitariano, entretanto, não chego a negar a possibilidade de um Deus trino. Um problema da pneumatologia, no meu ver, é que Jesus propõe a figura do Consolador em Sua mensagem através de uma tentativa frustrada de dialogar com o problema do sofrimento na vida do cristão. Ao tentar dar uma resposta confortadora para os seus seguidores, já antevendo que eles seriam perseguidos por causa do Evangelho, Jesus lhes oferece um Companheiro para a difícil jornada cristã. Jesus não simplesmente diz que Ele estará presente, mas também chega a discursar sobre a Sua forma de atuação:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro parákletos (consolador), a fim de que esteja para sempre convosco. O espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” João 14:16 e 17.

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;  porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." João 16.13,14

Bem, se conhecemos cristãos que morrem desconsolados e a promessa de Jesus se refere a um Consolador neste mundo, e não no porvir, o que podemos concluir é que Ele estava enganado ou que o Consolador não é garantia de consolo para todos os cristãos na vida terrena. Temos visto tantos cristãos sinceros sendo explorados, ludibriados e se entregando a um imenso mar de doutrinas heréticas que fica difícil acreditar que algum Ser tenha a função de nos guiar, antes de morrermos, até à verdade. O encontro com a verdade pode exigir muito mais tempo que isso. Mesmo havendo este Ser, fica impossível compreender em qual nível se dá este convencimento. Como o Espírito poderia, por exemplo, me convencer que eu devo adorar a Jesus e não a Alá? A única saída seria exercer um controle total sobre os meus sentimentos.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário