sábado, 3 de novembro de 2012

Possível Entrevista Com Um Cristão Fundamentalista

- Você acredita em Deus?

- Sim.

- Você é cristão, certo? Por quê?

- Exatamente. Eu nasci em uma família cristã e simpatizo com muitos valores do cristianismo.

- Então a influência cultural possui alguma importância na sua crença?

- Sim, mas não só a cultural. A genética influencia muito também neste caso.

- Você não acredita que a Bíblia seja a Palavra de Deus?

- Não.

- Existem cristãos que adotam uma teologia cristocêntrica, mas se você não faz isso se torna incapaz de ultrapassar o relativismo. Qual é o seu critério, por exemplo, para dizer que é errado estuprar uma criança?

- Provavelmente o mesmo critério que é usado por você. Eu me sinto emocionalmente agredido com tal ato e faço oposição a ele.

- Nós, fundamentalistas, nos baseamos nos valores bíblicos e em todos os valores de Jesus. Eles nos fornecem uma base sólida para que possamos ultrapassar este relativismo.

- Não. Realmente não oferecem. Primeiramente porque a Bíblia possui várias contradições. Em segundo lugar, as pessoas sempre dão preferencia por rejeitar as afirmações bíblicas que as fazem se sentirem agredidas. Seu critério não é, portanto, melhor do que o meu. Em terceiro lugar, a teologia baseada na Bíblia, seja ela cristocêntrica ou não, simplesmente parte de um pressuposto. Você só pode ultrapassar o relativismo quando não mais necessita de pressupostos para sustentar o seu modelo moral. É claramente uma impossibilidade epistemológica. O seu modelo só faz sentido quando você já parte da ideia de que alguns princípios dele são verdadeiros, mas você não os pode justificar. Se você pode partir de pressupostos, eu também posso. Estará fazendo o mesmo que eu faço.

- Entendo. Entretanto, se acreditamos que TODAS as afirmações de Jesus são verdadeiras, torna-se compreensível dizer que estuprar uma criança é imoral, já que, como Ele disse, devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

- Eu não estou certo disso, mas se eu acredito que a afirmação de Jesus de que devemos amar o nosso próximo expressa a realidade moral, devo chegar na mesma conclusão, não?

- Acho que não por que você está fazendo uma leitura seletiva do que foi dito por Ele. Como você irá saber o que realmente está certo ou errado neste caso? Não há nada que justifique isso.

- A fé "justifica" isso. Vocês também fazem o mesmo, eu acredito. Além disso, se eu não tenho "nada" para me dizer o que é ou o que não é verdadeiro na mensagem de Jesus, você também não tem "nada" para lhe dizer que a mensagem de Jesus é verdadeira, seja total ou, pelo menos, parcialmente. Temos as mensagens de Buda, Maomé e de tantos outros pensadores espalhadas pelo mundo. Elas não me deixam mentir.

- Bem, isso é verdade. É uma questão de fé, mas você acha que a sua crença moral seja superior a minha?

- Logicamente sim. O modelo que eu adoto, apesar de partir de um pressuposto, não fere a lógica. Por outro lado, não pode-se dizer o mesmo do seu. Jesus e a Bíblia possuem valores conflitantes e que não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo. Por isso, de certa forma pode-se dizer que nós acreditamos na mesma coisa. Certamente você não acredita que duas afirmações contraditórias sejam verdadeiras ao mesmo tempo.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário