domingo, 12 de janeiro de 2014

Misticismo, Ética E Linguagem

Olavo de Carvalho diz que Deus deve existir, pois antes que algo exista é necessário que sua existência seja possível. Segundo ele, isso implica na existência de uma "realidade ontologicamente anterior". O problema deste raciocínio é que Deus pode ser enquadrado como um ser possível, assim como todas as demais coisas que podem existir. Não existem também várias realidades. Ela é una. O que existe é uma pluralidade de interpretações sobre ela.

Eu não acho que fingir ser religioso, ou de determinada religião, seja necessariamente errado. Há muito terrorismo religioso por aí e muitas famílias podem ser vítimas disso, com separações, medo de "castigos divinos", "inferno", fim da "proteção eclesiástica", etc. Para muitos familiares e amigos sair da igreja é como assinar um atestado de óbito.

Eu não acho também que possa ser considerado "vegano", pois faço uso de produtos com origem animal. As roupas e praticamente todas as coisas que uso foram feitas por animais humanos, certamente explorados por seus respectivos patrões. E digo que não sinto nenhum constrangimento ao usar algum utensílio de origem animal, humano ou não, desde que não seja fruto da exploração.

Acho complicado acusar alguém que possui um amante de "traidor". Romeu e Julieta foram considerados traidores por suas famílias, assim como André e Ana e tantos outros personagens da literatura romântica. Não me sentiria traidor se tivesse algum amigo secreto ou se conversasse com mulheres, mesmo contra a vontade de minha esposa ou namorada. Seria egoísmo dela.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário