quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Bíblia Diz Que o Diabo Corrompeu 1/3 dos Anjos de Deus?

A questão aqui não é falar acerca da realidade dos anjos e demônios, mas se uma perspectiva relacionada a eles pode ser biblicamente válida.

Esta crença tradicionalmente se baseia em uma interpretação tendenciosa de Apocalípse 12. Na verdade a Bíblia não diz que 1/3 dos anjos se rebelou contra Deus, nem que o diabo foi o principal responsável pela "queda angélica". O autor nos apresenta uma visão onde um dragão arrasta 1/3 das estrelas e as lança na Terra. Ele identifica o dragão como o diabo, mas nada diz acerca das estrelas. A única referência que o texto faz aos "anjos do diabo" se encontra nos versículos 7, 8 e 9, mas em um contexto bem diferente. Nota-se também que o texto não se refere à um momento anterior ao pecado humano.

A fragilidade da argumentação está no fato de o texto ser tão vago que permite as mais variadas interpretações e que a teoria proposta somente faz sentido quando já partimos da pressuposição de que ela é verdadeira. Existem vários elementos que fazem esta leitura muito improvável e fica claro que é forçada por parte de seus defensores.

_

22 comentários:

  1. Olá querido!
    Amo o livro do Apocalipse, pois é nele que Deus nos revela “as coisa que em breve devem acontecer...”

    Resumindo seu post:

    -Na verdade a Bíblia não diz que 1/3 dos anjos se rebelou contra Deus, nem que o diabo foi o principal responsável pela "queda angélica". O autor nos apresenta uma visão onde um dragão arrasta 1/3 das estrelas e as lança na Terra. Ele identifica o dragão como o diabo, mas nada diz acerca das estrelas. A única referência que o texto faz aos "anjos do diabo" se encontra nos versículos 7, 8 e 9, mas em um contexto bem diferente.-

    É de suma importância ao estudar a Palavra de Deus, deixar que ela mesma se interprete:

    Isaías fala da queda do anjo Lúcifer:
    Isaías 14:12"Como caíste do céu, ó ESTRELA da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!"

    Daniel também fala da queda dos anjos que aceitaram os sofismas de Lúcifer:
    Daniel 08:10"e se engrandeceu até o exército do céu; e lançou por terra algumas das ESTRELAS desse exército, e as pisou".

    João não deixa dúvidas...

    Apoc. 1:16"Tinha ele na sua destra sete ESTRELAS; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força".
    Explicação do texto acima:
    Apoc. 1:20"Eis o mistério das sete ESTRELAS, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: AS ESTRELAS SÃO OS ANJOS das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas".

    Estrela significa anjo! Existe um antecedente que nos permite dar dita interpretação a este símbolo apocalíptico:

    Jó 38:7”quando as ESTRELAS da alva, juntas, alegremente cantavam, e rujubilavam todos os filhos de Deus?”

    Em Judas 1:6, é nos dito que Deus tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com seu líder, Satanás.

    Resumindo:

    Lúcifer caiu ao deixar seu coração se corromper, através de mentiras enganou um terço dos anjos e com eles foi expulso.

    Querido irmão, se houver alguma dúvida não hesite: lucasdresler@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem esclarecido! Se a queda do diabo foi antes ou depois do pecado original de Adão e Eva, parece que foi antes; pois foi a serpente (Lúcifer = o diabo) que induziu Eva a pecar, ainda no Éden. Todavia, o mais importante da Bíblia é o conhecimento cristológico, pois a Salvação está em Cristo. Paz.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Discordo em parte. Estrelas não significam absolutamente e somente que são anjos, pois existem mistérios; Existem também distorções que ao longo de anos corromperam o entendimento humano ao ponto de conduzirem as mais diversas interpretações bíblicas.
      Einstein disse: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta."
      Conhecimento é bom; sabedoria é essencial!

      Excluir
    4. EINSTEIN???

      AMIGO... TUDO NO UNIVERSO PODE SER TÃO SIMPLES OU COMPLEXO QUE SÓ O CRIADOR PODE EXPLICAR... QUANDO NOS DEPARAMOS COM OS REGISTROS DIVINOS E NELES ACREDITAMOS E PERCEPTÍVEL A INCOMPATIBILIDADE COM A FILOSOFIA E CIÊNCIA HUMANA... "O MAR SE ABRINDO"; "VARA SE TRANSFORMANDO EM SERPENTE"; "UM HOMEM MATANDO 1000 HOMENS"; "SOL E LUA ACATANDO A ORDEM HUMANA"; "HUMANOS POSSUIDOS POR SERES ESPÍRITUAIS"... ENFIM!!!
      AMIGO... QUANDO SE COMENTA SOBRE ASSUNTOS DE DEUS AS FILOSOFIAS, CIÊNCIAS E ETC; RARAMENTE SE HARMONIZAM. E MEDITANDO MAIS A FUNDO NAS ESCRITURAS E NOTÓRIO QUE O CRIADOR NÃO SE RESTRINGE A REGRAS HUMANAS... COM ISSO ELE DEIXA CLARO: "EU SOU O DEUS ☆TODO PODEROSO☆
      O ÚNICO QUE PODE RESPONDER SOBRE A SUA CRIAÇÃO É DEUS... EINSTEIN RESPONDERIA COMO UMA VIRGEM PODERIA GERAR UM FILHO POR UMA AÇÃO ESPÍRITUAL??? QUEM PODE EXPLICAR ISSO???

      QUE O PAI CELESTIAL SEJA LOUVADO!!!



      Excluir
  2. Olá, Lucas. Aqui esrtá a minha resposta:http://cosmovisaobiblica.blogspot.com/2011/03/demonologia-angelologia-escatologia-e.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Vem aí o Indulto de Natal! Um terço dos "anjos" será solto no Brasil! Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi ninguém relacionar "as estrelas que foram arrastadas pela cauda do dragão" (Ap 12:4) com "as estrelas da coroa", que estava na cabeça da mulher vestida de sol (Ap 12:1), o que me parece mais razoável, pois, inclusive, as duas citações encontram-se no mesmo capítulo.

    Outrossim, em Ap 1:20, o Senhor parece referir-se a "estrelas" como seres humanos, pois está dito que elas representavam "os sete anjos da igreja" (anciãos, líderes, presbíteros).

    Assim sendo, me parece mais razoável entender que Ap 12:4 esteja falando dos episódios de traição à Deus que vêm marcando a trajetória do povo de Israel ao longo da história, desde o princípio da existência humana na terra.

    Tudo começou com Caim, que representava um terço dos filhos de Adão e Eva nominados na Bíblia (Abel, Caim e Sete), o qual foi arrastado pelo diabo. Em seguida, temos o episódio envolvendo Noé, no qual Cam recebe uma maldição de seu pai, representando também um terço dos filhos de Noé.

    E assim por diante, até chegar aos dias de Jesus, quando o dragão parou diante da mulher para tragar o seu filho.

    Mas, antes de Jesus ser levado aos céus, foi feita toda uma manobra satânica para que o menino não vingasse; Herodes, com a ajuda dos judeus rebeldes, fez de tudo para matá-Lo, sem sucesso.

    Em vida, os judeus tentaram de todas as formas condená-Lo, até que, por ocasião do julgamento de Jesus, grande número de judeus traidores gritou "crucifica-O!", podendo representar "um terço" das estralas arrastadas pelo diabo e lançadas em terra (derrotados).

    Com relação à cauda do dragão, em Is 9:15-16, a Bíblia parece nos esclarecer algo: "Ora, as autoridades e os líderes são a cabeça, os profetas que ensinam inverdades são a cauda. Aqueles que guiam este povo são os mesmos que o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se seduzir e ser conduzidos ao erro (Is 9:15-16).

    Com isso, parece estar afastada a ideia de que tal citação bíblica esteja falando de uma rebelião de 1/3 dos anjos celestes contra Deus, lideradas pelo diabo.

    Assim sendo, submeto tais palavras à apreciação dos irmãos.

    Respeitosamente,
    Marcelo Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, sua interpretação, sim, parece forçosa. Ora, se 'estrelas', bíblicamente, pode referir-se a anjos, homens, igrejas da Ásia..., quando se diz que 'Satanás arrastou um terço das estrelas do céu' fica quase óbvio que 'estrelas' significam 'anjos'. 👈

      Excluir
  5. em meio a tantas informações não emcontrei de fato onde esta que o diabo arrastou a terça parte,

    ResponderExcluir
  6. dar-se o que disse o profeta, o meu povo peresse por lhe faltar o conhecimento

    ResponderExcluir
  7. obs. na verdade não falta o conhecimento, lhes falta enteresse e dedicação para querer buscar o novo e aprender mas de DEUS, POIS AS ESCRITURAS ESTAR, ADISPOSIÇÃO DE TODOS,

    O homem aprendeu errado, e continua no erro, no emgano, dai a nessecidade de DEUS levantar alguem que esteja inojado de todas as catalogias emganosas, mas nem todo mundo se desperta para o novo de DEUS, ai disse o SENHOR JESUS SEGOS GUIAS SEGOS, PODE UM SEGO GUIAR OUTRO SEGO, AMBOS CAIRÃO NO ABISMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA E PAZ;

      Digníssimo... Adriano Rabisco; aparentemente você quer transmitir um conhecimento muito elevado e menospreza opiniões que são mais coerentes que a sua!!!
      Mas... faça um favor a você mesmo: PROCURE USAR UM DICIONÁRIO!!! Você simplesmente mata a gramática: entereresse(in);emcontrei(en);
      peresse(ce) ; emgano(en); cego(sem visão); sego(cortado), entre outros misericórdia, "catalogia", é você quem está produzindo com a sua "exortação"...mesmo se vossas considerações fossem acertadas os seus erros gramaticais tornariam seus argumentos dignos de desconfiança.
      Então, você é quem precisa ler a Bíblia com atenção, e tirar o bom exemplo d'Ela. Observe a harmonia e também a gramática impecável... absorva o que é bom e quando for crítico demonstre que possui capacidade para fazê-lo.
      Que o Pai Celestial nos abençoe!!!

      Excluir
  8. O Terço dos anjos que pecaram cairam na terra isso mostra que somos nós esse um terço explica o pq nascemos em pecado já pela propria carne que temos e Jesus veio para fazer voltarmos a ser os anjos de Deus, pq o fato de nascermos em pecado pq Eva pecou não faz sentido, como vou nascer em pecado sem saber o pq e sofrer todas as consequencias sem ter ajido errado então explicando que nós enquanto éramos anjos perfeitos no céu ficamos orgulhosos e caimos na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre penso isso, se Jesus disse que se tivermos fé moveremos um monte de lugar, certamente temos algo de celestial,e diz tbm que uma parte foi para o inferno, então podemos ter sido arrastado pela diabo, no jardim.

      Excluir
    2. bom dia anjo é anjo homem é homem, Deus disse façamos o homem conforme a nossa semelhança, creio eu que satanás é o líder dos anjos caído sim tem milhares e milhares de anjos caído infernizando famílias e destruindo muita gente, eles são ser muito poderoso, e si nós não estivermos de baixo das asas de Deus eles pinta e borda conosco,nós éramos caído por causa de Adão, agora nós temos vida através de Jesus, a obra de Jesus é maior que a queda de Adão.

      Excluir
    3. Mas a Bíblia não fala em q momento exato o diabo foi expulso com a terça parte dos céus. Se foi antes da criação do mundo ou se foi após o pecado entrar. Se vc estudar vai perceber que o diabo estava no Jardim do Éden como um querubim... E quem enganou a mulher através da serpente???

      Excluir
  9. Jesus foi ao deserto.Isolou-se lá afim de ser tentado pelo diabo.Permaneceu no ermo por 40 dias em jejum, até que lhe veio o diabo e o tentou. A pergunta é reflexiva. Quem seria de fato esse diabo? Se considerarmos a natureza humana presente em jesus, podemos dar uma interpretação simples a respeito: jesus era tentado por aí mesmo. Pelo Eu dele. Ao resistir ao diabo, resistia a sua natureza humana, que podia querer provar sua divindade ao transformar pedras em pães satisfazendo o ego natural humano, provar sua invulnerabilidade por ser protegido pelas criaturas celestiais tentando a Deus e por fim, desejar satisfazer o desejo ganancioso humano de possuir poder e riquezas em troca de um momento de veneração ao seu próprio ego. Quando jesus foi ao deserto, foi tentado pelo desejo de seu próprio ego, que tinha a ciência de que podia reverter todo o plano a qualquer momento. Quando jesus escolhe fazer a vontade do pai e ir a cruz, ele faz valer a vontade do não-eu. Isso é notável quando ele mesmo pede para que se afaste dele o cálice amargo, mas que fosse feita a vontade nao-dele. Resumindo... O diabo somos nós mesmos. Saudações a todos

    ResponderExcluir
  10. Segundo o livre perdido da Bíblia chamado de apócrifo ( O livro de Enoque) fala tbm de 200 anjos que não puderam mais voltar p céu após de ter vindo a terra já que pecaram se relacionando com as mulheres e gerando gigantes nefilins. Seres híbridos entre homem e anjo. Além disso passaram todo o conhecimento proibido. Se esses 200 desobedeceram a Deus... Logo... Esse um terço tbm o fez junto com o diabo.

    ResponderExcluir
  11. Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
    Apocalipse 12:7-9

    ResponderExcluir