sexta-feira, 20 de julho de 2012

Improbabilidade, Milagre, Exclusivismo E Religiosidade

Qualquer evento altamente improvável envolto por um pano de fundo religioso será interpretado como uma demonstração de sobrenaturalidade e de confirmação da totalidade de um  sistema religioso. A religiosidade cria um ambiente de expectativa em relação ao mundo e não propõe necessariamente nenhuma data específica para estes eventos acontecerem. Se existirem elementos religiosos em um possível acidente, ele será interpretado como um milagre ou um castigo divino, independentemente do dano ser muito grande ou não. Não é milagroso, no mesmo sentido, eu acertar a cesta com a bola no último minuto de uma partida de basquete, mas será assim concebido se a minha vida estiver em risco, se o evento estiver de alguma forma associado às minhas convicções religiosas ou algo do gênero. Não é um milagre ser atropelado em uma rua em que quase ninguém é atropelado, mas perder os dois braços e as duas pernas em um aquário de tubarões acaba sendo. Principalmente, se eu rezei o Pai Nosso antes de entrar naquele lugar.

O mundo está repleto de pessoas religiosas e qualquer milagre que um Deus exclusivista fizesse, mesmo que por pura misericórdia a um "rebelde idólatra", seria tido por este como um favor divino e confirmação religiosa. Isto se aplica tanto à provisão extraordinária quanto à provisão ordinária. Uma vez interiorizada a "falsa percepção", ela criaria empecilhos para as demais manifestações, pois como já foi dito em outro post, sobrenaturalidade não é prova de divindade. Se os pagãos rejeitam os últimos milagres é por causa dos primeiros milagres.

Entrei em uma casa e encontrei as pegadas de um ser poderosíssimo pelo chão, as digitais de um ser dotado de uma vasta sabedoria, as marcas de suor de um ser repleto de uma misericórdia incompreensível, mas mesmo assim eu não pude falar que certamente fora Deus quem passara por ali. Poderiam ter sido três seres diferentes, cada um com as suas qualidades particulares. E eu, um mortal, continuaria com a minha dúvida insaciável. Deixei a casa bagunçada, pois ela representava muito bem a bagunça na minha mente.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário