sexta-feira, 29 de junho de 2012

Livre-Arbítrio E Soberania

De acordo com Jean Bodin, Soberania refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna. Eu não vejo porque acreditar que Deus não seja Soberano simplesmente porque há o livre-arbítrio, mas vou deixar para tratar esta questão outra hora.

Muitos calvinistas dizem que o livre-arbítrio não existe porque Deus é Soberano. A questão é que, na visão calvinista, Deus só pode ser Soberano, e tem que ser Soberano, se o livre-arbítrio não existir. O argumento deles pode ser resumido neste seguinte silogismo: 

1. Se há livre-arbítrio Deus não é Soberano;
2. Deus é Soberano;
3. Logo,  livre-arbítrio não existe.

O interessante é que este argumento está intimamente ligado à ideia de Deus, o Ser maximamente Grande. O problema é que a definição de Deus deve envolver o atributo de Onipotência, ou seja, a capacidade de fazer qualquer coisa logicamente possível, e também a ideia de mundos possíveis. A pergunta é: o Ser maximamente Grande é capaz de criar seres dotados de livre-arbítrio? Observem bem. A minha pergunta não é se existem seres dotados de alguma forma de liberdade, mas se Deus seria capaz de criá-los, podendo estes, existir em algum mundo possível. Se o calvinista me disser "sim. Como Deus é onipotente, Ele poderia criar um mundo possível onde tais seres existissem" a conclusão a que chegaríamos é que o livre-arbítrio não fere a "Soberania" divina, pois na perspectiva contrária Deus não seria Soberano em todos os mundos possíveis. Se o calvinista, entretanto, dizer o contrário o ônus da prova passa a ser dele. Caberá a ele, provar que Deus não pode criar seres com alguma forma de liberdade.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário