domingo, 26 de dezembro de 2010

7 Motivos Para Não Pregar a Volta Iminente de Jesus

A maioria dos evangélicos crê em uma Volta iminente de Jesus. Em alguns grupos esta realidade é mais visível do que em outros.

Eles afirmam que a Volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento. O problema entretanto, está no fato deles sempre tenderem para um imediatismo não justificado dizendo que os sinais de Sua Chegada revelam tal proximidade. O próprio Jesus não sabia a data de Sua Vinda, nem os Seus discípulos. Pelo que podemos ver na Bíblia estes também possuiam uma crença em uma Volta imediata de seu Mestre, mas se enganaram muitas vezes ao falar sobre o assunto.

Datas para a Volta de Jesus ou para o "fim do mundo" desde cedo insistem em invadir as igrejas e a população mundial, mas não são tão populares para mim. Penso que também há um grande erro aqui.

Um exemplo disso são as ondas que surgem de tempos em tempos falando sobre uma possível terceira Guerra Mundial, "decretos dominicais", código de barras, calamidades globais, "profecia" maia, desastres naturais, etc. Pode-se dizer que na visão destas pessoas se alguma coisa dá errada ou parece dar arrada é o fim do mundo que vem chegando, mas isto não condiz com a realidade.

Mesmo que partamos da idéia de que Deus oferece algum sinal mundial de Seu descontentamento com a raça humana ainda assim não há como se concluir inevitavelmente a Volta física do Seu Filho.

Não estou defendendo uma Volta "tardia" de Jesus, mas me opondo a crença em uma Volta iminente ou simplesmente próxima, embora um dia ela venha a condizer com a realidade assim como a primeira o fez por muito tempo. Creio que a melhor resposta que pode ser dada a este movimento não chega a ser "Jesus não virá tão cedo" já que não posso justificar tal alegação, nem mesmo que seja "eu não sei", mas sim "eu não sei e você também não sabe". Não temos motivos pra pregar uma breve Volta de Jesus. Ela pode, ao contrário, do que muitos pregam "tardar" mais ainda.

Creio que existem várias motivações para não nos apegarmos a este sistema teológico de alarmadores, mas talvez estas sejam as principais:

1. A data real da Volta de Jesus claramente não é revelada;

2. O fato da Volta poder ser imediata não quer dizer que seja imediata;

3. Os "sinais" do fim dos tempos são temerários e não implicam em uma Volta imediata já que ocorrências como tragédias podem descartar uma visão escatológica;

4. A crença em uma teórica Volta imediata guia-nos consciente e inconscientemente à fugir do presente garantido;

5. Desapontamentos e ceticismo não são consequências difíceis quando se prega injustificadamente uma Volta imediata;

6. A pregação de uma Volta imediata é quase tão danosa quanto marcar uma data expecífica par o fim dos tempos;

7. A crença em uma Volta não precisa ser imediata para possuir um valor significante ou alertador na escatologia cristã.

_

4 comentários:

  1. Pregamos a volta iminente de Jesus para que as pessoas o aceitem como Senhor e Salvador e assim se preparem para a sua vinda.

    Tão importante quanto sua vinda é se estarei preparado para ela; precisamos nos preparar pois crendo ou não, Ele virá!

    Não podemos esquecer que Jesus pode voltar para nós agora mesmo, assim como não sabemos a data de seu retorno, também não sabemos o dia de nossa morte...

    Que Deus tenha misericórdia de nós...

    visite: http://www.saojoao316.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. meu irmão pregar sobre a volta de jesus nunca é errado e também nunca é demais

    ver bem, o que estar acontecendo em nossa volta

    devemos anunciar sim, avolta do rei jesus

    sempre que puder devemos anunciar a volta do rei

    não devemos esconder a grande realidade.

    ResponderExcluir
  3. Como já "temia" estou sendo mal interpretado. Não disse que não se deve pregar a Volta de Jesus, mas sim que se deve tomar mais cuidado ao abordar este delicado assunto com a finalidade de evitar frustrações, descrédito e o surgimento de teorias conspiratórias. Um belo exemplo é a abordagem escatológica que muitos tem desenvolvido se baseando na calamidade japonesa e na guerra na Líbia.

    _

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi dizer por nenhum evangélico sobre a data certa de quando seria a volta de Jesus. Sou evangélica e creio que Jesus voltará e arrebatará sua igreja. Já ouvi dizer sim, por outras crendices que o mundo iria acabar na data tal, mas não que Jesus voltaria. Isso não é uasado pelos evangélicos. O fato é que os sinais estão se cumprindo, um caso é o do Mar Morto, águas que estão surgindo em volta dele, águas puras e cristalinas. E isso está relatado no livro de Isaías. Jesus está voltando sim! Ele vai buscar aqueles que o servem em espirito e em verdade. Eteja preparado! E nós igrejas do Senhor, temos que saquiar o inferno e trazar almas para o Todo Poderoso que pode todas as coisas. O criador de todo universo, Aquele que te dar a oportunidade de viver a cada dia. Para quem lê a bíblia sabe que os sinais estão se cumprindo e tem base para falar da volta do Senhor. Espero que ninguém ao ler, desacredite, pois no fim será muito triste. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir